Framework PHP. Usar ou não utilizar?

  • 0
Quando estamos iniciando o estudo de uma linguagem de programação, há um grande questionamento a respeito da utilização, ou não de um Framework para desenvolvimento de software. E caso a empresa/organização opte por utilizar, outro questionamento seria, Qual utilizar? Nós da AIT-PROEG optamos fazer uso SIM de Frameworks,  por acreditarmos que um Framework dá bases para o desenvolvimento, já disponibilizando toda uma estrutura pronta para se trabalhar, já tendo todos os seus diretórios definidos, deixando mais explícito para os desenvolvedores mais inexperiente, por exemplo, onde inserir cada página criada em seu devido lugar. 

Um outro ponto importante da utilização de um Framework é que você irá seguir padrões, e ao seguir padrões, fica até bem mais fácil de se trabalhar em equipe, pois o próprio Framework induz os desenvolvedores a seguirem um determinado padrão. Por exemplo, um Framework MVC já vai definir pra você onde se deve colocar a camada de abstração de dados, definir onde ficam os controladores, onde ficam as views, etc. 

Dentre a infinidade de Frameworks disponíveis no mercado, é difícil dizer qual o melhor.  Você tem Frameworks que vão te ajudar com projetos pequenos, assim como Frameworks que possam te ajudar com projetos maiores e ainda tem os casos de Frameworks que podem ser utilizados para ambas as situações. A sugestão que podemos dar é: Estude mais de um Framework.  Conheça várias opções, pois assim você terá conhecimento de várias ferramentas diferentes para lidar com problemas diferentes. Utilizamos atualmente um Framework próprio da AIT, baseado na arquitetura MVC. Porém instigamos fortemente os membros a estudarem/aprimorarem o conhecimento em outros Frameworks, como por exemplo: Cake, Drupal, Laravel (no caso de PHP) e Meteor (para JavaScript). Procuramos disseminar esse conhecimento em nossa Retrospectivas com LT's (Lightning Talks), Dojo's de programação, apresentação de vídeos técnicos e com LAB's (laboratórios de programação). Acreditamos ser importante aprender mais de um Framework e saber as aplicabilidades de cada um deles, para que dependendo do problema a ser solucionado, possamos fazer uso da opção mais víável, dado o cenário apresentado.

-- 
Diego Lisbôa - @diego__lisboa


Nenhum comentário:

Postar um comentário