Retrospectiva Radar AIT - PROEG

  • 0
Este post visa narrar e descrever a cerimônia de retrospectiva realizada na AIT PROEG que teve como modelo de análise um radar.



Apresentação das anotações presentes no Quadro. 

As figuras localizadas no lado esquerdo do quadro, de cima para baixo, representam os Acordos: não uso de celular; colaboração do time; e uso de time-boxing para as etapas da cerimônia, respectivamente. 
Na ponta das setas verticais e horizontais encontram-se os objetos de análise da Retrospectiva, conforme a imagem, correspondem ao Processo, Equipe, Sprint e Kanban. 
Os pontos das Retas representam as notas dadas pela equipe ágil acerca do  Processo, Equipe, Sprint e Kanban
Os post-it's presentes nos quadrantes correspondem as estratégias de melhoria relacionadas aos objetos de análise. No sentido horário, os post-it's presentes no 1º quadrante correspondem às ideias relacionadas ao Processo. 
Acontecimentos que marcaram, localizado no lado direito do quadro: Visa identificar aqueles episódios que marcaram a nível individual ou a própria equipe, sejam eles positivos ou negativos e envolvem por exemplo: aprendizados, bugs encontrados, dentre outros. 
No rodapé do quadro, têm-se as Propostas, Aprovados e Comprovação

Rotina de realização da Retrospectiva:

1. Apresentação e consenso da equipe quanto aos acordos para a realização da retrospectiva.

2. Apresentação e consenso junto a equipe no que se refere aos objetos de análise, no caso aqui descrito corresponde ao Processo, Equipe, Sprint e Kanban.

3. Levantamento dos acontecimentos que marcaram a Sprint
- 2 minutos para que cada membro do time possa mencionar aos demais um fato importante. 
- Registrar no quadro com palavras chave o que o integrante da equipe informou. 
- Identificar com sinal de + ou – se o acontecimento descrito refere-se a um fato positivo ou negativo para a Sprint
- Associar o acontecimento ao membro que o relatou por meio do nome precedido de @. 
- Realizar o passo 3 duas vezes, o equivalente a dois acontecimentos para cada membro da equipe. 

4. Análise dos objetos de análise. 
- 2 minutos para pensar e atribuir uma nota de 1 a 5 para o objeto em análise. 
- 2 minutos para justificar a nota concedida. 
- 3 minutos para pensar e registrar em post-it's estratégias de melhoria sobre o assunto em discussão. 
- Repetir o  passo 4 para todos os objetos de análise, no sentido horário.

5. A equipe aproxima-se do quadro e cada membro tem o direito de escolher no mínimo uma e no máximo três propostas. Os post-it's escolhidos ficam no espaço do quadro destinado às Propostas. 

6. Cada membro da equipe recebe "três moedas" (quaisquer objetos que possam grudar nos post-it's presente no espaço destinado às Propostas), para colar nos post-it's, que na visão de cada membro , apresentam estratégias exequíveis e relevantes para o presente contexto da Equipe.

7. As três Propostas aprovadas mediante o processo de votação e consenso da equipe irão para o espaço no quadro destinado às propostas Aprovadas. 

8. Para cada proposta Aprovada, a equipe especifica de que forma a proposta será tida como concluída, por exemplo, no caso em que a proposta for reduzir o número de bugs, a Comprovação disso poderia ser, a partir da média do número de bugs das últimas Sprints, reduzir em 10% esse número, por tanto, a Comprovação seria: Redução de 10% de bugs, o que corresponde a no máximo 2 bugs para a próxima Sprint.

9. Finalização da retrô e feedback dos membros quanto a forma de realização da Cerimônia.

A variação na dinâmica das Retrospectivas aliada ao comprometimento da Equipe em de fato melhorar tanto a nível pessoal quanto Equipe, certamente contribuem para resultados satisfatórios. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário